sexta-feira, 17 de junho de 2016

Um pouco da História do futebol brasileiro


Origem do futebol no Brasil


Charles Miller, um brasileiro que estudava na Inglaterra e lá teve contato com o futebol e, em 1894, trouxe uma bola e um conjunto de regras para o Brasil. A primeira partida de futebol no Brasil foi realizada em São Paulo, no dia 14 de abril de 1895. As equipes participantes eram o São Paulo Railway e a Companhia de Gás e eram formadas por ingleses que viviam na capital paulista. O primeiro time contava com a participação de Charles Miller, considerado o pai do futebol brasileiro, pois trouxe as duas primeiras bolas de futebol para o país em 9 de junho de 1894. A partida foi vencida pelo primeiro time por 4x2.

Em 1901, foi criada a Liga Paulista de Futebol, que realizou posteriormente o primeiro Campeonato Paulista. O time de Charles Miller era uma sensação e foi tricampeão paulista. Os clubes que surgiam estavam se organizando e, até 1919, quase todos os estados brasileiros já possuíam um campeonato regional e sua federação. Em 1914, foi criada a Confederação Brasileira de Desportos (CDB), que administrava outros esportes além do futebol.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi criada em 1979, após a dissolução da CDB. É a entidade que administra o futebol brasileiro e possui 27 federações estaduais vinculadas. Sua sede é no Rio de Janeiro e organiza os principais campeonatos nacionais. O dia do futebol é comemorado no dia 19 de julho.

Devido à simplicidade do futebol e suas poucas regras, ele se popularizou rapidamente no Brasil. Para a realização de uma partida, é necessário apenas uma bola e um local para praticar. É um esporte imprevisível e os brasileiros buscam essa emoção da partida constantemente. O futebol proporciona uma maneira de expressar a forma brasileira de ver os esportes e se diferencia dos outros países. O futebol traz para o brasileiro um sentimento de nacionalismo e união, que só esse esporte proporciona e é capaz de unir multidões por um só propósito.




Campeonato Brasileiro

O primeiro campeonato brasileiro ocorreu em 7 de agosto de 1971 e teve como campeão o Atlético Mineiro. A ideia surgiu da Confederação Brasileira de Desportos, atual Confederação Brasileira de Futebol.

O brasileirão, como a competição é conhecida, já contou com vários tipos de regulamentos e sempre teve seus jogos envolvidos em desorganização e escândalos. O principal torneio do Brasil foi criado no lugar dos torneios Robertão e a Taça Brasil para definir a classificação dos representantes brasileiros em torneios sul-americanos.

Um dos maiores problemas iniciais do campeonato foi a falta de padronização dos jogos, pois as regras eram alteradas anualmente, o que prejudicava não só os clubes como torcedores e jogadores. Atualmente, o campeonato segue o Estatuto do Torcedor que estabelece que a competição deve ter o mesmo regulamento por três anos consecutivos.

A série A é disputada por 20 times em sistema de turno e returno, sendo que o clube que somar mais pontos no decorrer do campeonato é sagrado campeão, os quatro últimos caem para a segunda divisão e as demais classificações são garantia de vagas nos campeonatos sul-americanos e nacionais(Libertadores, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil).

Esse modelo de competição foi implantado em 2003 e no começo foi recebido com receio pelos times, mas atualmente se tornou uma unanimidade eles, pois essa fórmula trouxe emoção e transformou o campeonato brasileiro em um dos campeonatos nacionais mais competitivos do mundo.

A série B é disputada por 20 equipes no modelo turno e returno e os quatro últimos colocados descem para a série C, que tem a participação de 20 clubes e não é disputado no formato de pontos corridos. A série D foi criada em 2009 e conta com a participação de 40 clubes indicados pelos campeonatos estaduais.
Copa do Brasil

Em 1989, foi criada a Copa do Brasil, competição em formato eliminatório, que conta com 64 equipes provenientes de campeonatos estaduais ou torneios e também do ranking da entidade, com cada estado, tendo pelo menos um representante. O campeão da Copa do Brasil se classifica para a Copa Libertadores.

Campeonatos Estaduais

Quando o campeonato brasileiro termina, o país fica cinco meses sem realizar sua principal competição. Os times passam por um período de férias e preparação e tem início os campeonatos estaduais. Eles acontecem em todos os estados e possuem características e regulamentos distintos. Os principais campeonatos estaduais do país são: campeonato paulista, campeonato carioca, campeonato gaúcho e campeonato mineiro.

Copa Brasil de Futebol Feminino

Criada em 2007, não conseguiu aumentar o sucesso do futebol feminino no Brasil apesar de ter o incentivo do Ministério do Esporte. Principalmente pela falta de qualidade técnica dos times e à falta de mais incentivo.

Para você que tem interesse em adquirir excelentes relíquias (camisas de futebol), acesse nosso site:

www.sportsretro.com.br

e a nossa pagina: www.facebook.com/sportsretro1986



Nenhum comentário:

Postar um comentário